DQN 2015 - Palestras

 

Palestra

“Letras em quadrinhos: um olhar sobre a tipografia em HQ’s”

Vinicius Guimarães

 


público alvo: fãs e autores de histórias em quadrinhos

resumo
A palestra apresentará um panorama das diferentes maneiras de como as letras são usadas nas histórias em quadrinhos, dos textos dos balões de diálogo à integração com as imagens, em onomatopéias e títulos. Através do conteúdo teórico e de dicas práticas, o público terá um novo olhar sobre esse aspecto nas obras de grandes mestres dos quadrinhos, assim como poderá aplicar o conhecimento em seus próprios trabalhos.


Vinicius Guimarães - Designer gráfico formado na EBA/UFRJ e mestre em design pela ESDI/UERJ, é apaixonado por letras de todas as origens: da caligrafia clássica às fontes digitais, passando pelas placas pintadas a mão nas ruas ou por cartazes tipográficos do século XIX. Desde 2006 desenvolve projetos de design de tipos, tendo feito a fonte USQ, utilizada por Carlos Ruas na webtira ‘Um Sábado Qualquer’.

 


 

 

 

 

palestra

“Como trabalhar com Quadrinhos"

Lipe Diaz


Nela você terá o diagnóstico da mercado que possibilita descobrir qual é o seu perfil, análise de seu trabalho atual e também qual é o nível de compreensão técnica que você tem que ter para atuar na produção de quadrinhos no Brasil e exterior.

 

Lipe Diaz - Pós-Graduado em Artes Visuais, Bacharel em Desenho Industrial, Joe Kubert School ( Inking and storytelling), Ex-diretor da Impacto Rio, Organização dos Workshops( Joe Bennet, Sergio Cariello( Eua), Paolo Rivera,( Eua), Robert Atikins( Eua)  Eddy Barrows, Renato Guedes, Geraldo Borges ( Marvel, Dc artistas), Danilo Beyruth, dentre outros.

Publicações no Brasil: Revista Tróia, Front Morte, Quadrinhopole, 50 livros para Embrapas Solos, Amigos da Net - Globo.Com, Portal Ibes, Sherlock Holmes, Curta de Animação Planejamento Familiar
 
Publicações no exterior: Marvel Ultimate aliance( Marvel Games), Apocalypse Boulevard , Tekwar Comics 3-7, Telwar Graphic novel, Midadventures of Adam West
 
Palestras, atividades ao vivo
 
Aulas: Puc-Rio, Anime Family (Rio e São Paulo),  Animecon, Hard Rock Café, Gibicon( Curitiba),  Impacto Quadrinhos,  Comicmania, Rio Comicon, dentre muitos outros
 
 
 
 

Palestra

“IFANZINE – revistas artesanais, protagonismo e autopublicação”

"Beralto" (Alberto de Souza)


público alvo: fãs e autores de histórias em quadrinhos

resumo

Abordamos o tema dos fanzines em seu contexto histórico e comunicacional, discutindo o campo de possibilidade do zine enquanto dispositivo contra-hegemônico, como instrumento facilitador para incentivar e viabilizar a produção criativa, a potencialização de talentos, bem como seu uso no contexto do ensino-aprendizado. 


Alberto de Souza - ilustrador e cartunista sob o pseudônimo Beralto. Graduado em Design Gráfico com especialização em Artes, é programador visual do Instituto Federal Fluminense campus Macaé. Já publicou cartuns e charges em jornais, entre eles, o jornal O Diário em sua cidade natal, Campos dos Goytacazes-RJ. Colaborou com inúmeros fanzines do Brasil com quadrinhos de humor e ficção científica desde 1984. Coordena o projeto de extensão IFanzine que promove a cultura do fanzine, realizando experiências de sua aplicabilidade no ensino-aprendizado. Edita o fanzine PEIBÊ que está em sua 3ª edição.

 

 

 

Palestra

“Licenciamento através dos Quadrinhos”

Leo Vieira


público alvo: fãs e autores de histórias em quadrinhos

resumo
a palestra apresentará exemplos de quadrinhos nacionais que deram certo no mercado de licenciamento.


Leo Vieira - escritor e ilustrador.